Histórico da região NF 

O município de Campos dos Goytacazes é um dos nove municípios que compõe a Região Norte Fluminense no estado do Rio de Janeiro e sua construção histórica perpassa por grandes momentos: até o século XIX sua economia foi bastante diversificada quanto à produção de alimentos, destaque para a pecuária, o cultivo da cana-de-açúcar que perdura até os dias atuais, porém com menor impacto na economia local quanto o petróleo que desde 1970 constitui maior parte dos investimentos no município bem como a atenção para a criação de instituições que disponibilizam cursos técnicos e superiores para a população com intuito de atender a demanda de mão de obra para as regiões petrolíferas.

Enquanto município, é um dos mais ricos do estado, além de destacar-se por sua área e contingente populacional em comparação aos outros, possui distribuição de terras desequilibrada e diversas deformações sociais e estruturais que não condizem com o seu PIB, mostrando grande contraste na realidade de seus habitantes entre eles os sociais, ecológicos e econômicos, onde não possuem qualidade de vida e tampouco recebem investimento na educação básica (vide sua formação socio histórica, econômica e cultural), comprometendo desta forma o desenvolvimento humano e econômico no município.

A partir de 1982, já com as eleições livres, o interior do estado do Rio de Janeiro ganha visibilidade no governo de Leonel Brizola,  sendo criadas políticas públicas de recuperação econômica do interior, descentralizando os investimentos do estado, segundo Oliveira apud Carvalho & Totti, 2006, p. 23; havendo assim, expansão da base universitária para o interior entre outras instituições de fomento ao estudo de tecnologias para o desenvolvimento regional.

Já nas áreas rurais do Norte Fluminense é possível perceber que não há políticas para promoção da equidade social e que se faz necessário o direcionamento de investimento em áreas primordiais como saúde, educação e geração de empregos, bem como melhora nas condições de trabalho dos proletariados rurais. Muitos trabalhadores deserdados da cana não possuem instrução escolar e técnico suficiente para fazerem parte do mercado petrolífero, tornando-os excluídos socialmente, aumentando assim as desigualdades sociais e dessa forma há um aumento significativo na ocupação de terras no final da década de 90 pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra MST.

Campos dos Goytacazes e seu passado glorioso não atendeu e não atende maior parte de sua população de forma justa e igualitária, perpassando preconceito e miséria ao longo dos séculos. Uma história que há muito tempo precisa ser mudada e somente com políticas públicas e investimento educacional voltado para a população será possível de fato mudar essa realidade.

endereço

R. José do patrocínio, 71 - Centro, Campos dos Goytacazes - RJ - 28010-385

Email

atlassocieconomico.nf@gmail.com

seguir
Translate »
Skip to content